Olá!

Aqui você encontra vários tipos de textos com reflexões, introspecções, filosofadas e relatos, tudo sob a luz do mosaico. Desejo inspirar você com a mesma arte que me inspira.

O que você faz com os restos de pastilhas?

Acho que todo mosaicista costuma guardar o que sobra dos cortes de pastilha de vidro, cerâmica, espelho ou o que quer que seja que tenha usado. Isso acontece porque somos apaixonados pelo material que usamos e só descartamos o que não dá para ser usado de jeito nenhum. Eu sempre guardei meus cotoquinhos e para não virar um caso patológico de acúmulo de cacos, coloquei uma regra para mim. Funciona assim: vou colocando tudo num pote de vidro. Quando ele enche, é hora de usar o que está ali. Simples, terapêutico e colorido.

Na "desova" mais recente dos restos fiz um vasinho pequenininho e um incensário. Veja como ficaram:
No vaso, várias direções proporcionaram várias faces.

No incensário fui no estilo "quebra-cabeça", encaixando cada pedaço sem fazer novos cortes. Faço isso só para ser mais divertido ;-)
O uso dos restinhos sempre resulta em peças alegres e com texturas interessantes. Na decoração, elas não são a atração principal. São o arremate, aquele detalhe especial que faz a amarração de outros elementos, geralmente mais neutros.

Gosto dessa modalidade de trabalho porque é despretenciosa, me remete à máxima de que menos é mais e me faz sentir que não desperdicei nada. Além disso esses restinhos danados rendem muito bem. Meu pote (que um dia foi de mel) estava cheio...

...e ficou pela metade, um pouco menos da metade talvez.

Esse visual não lembra aquele piso de cacos de cerâmica muito comum nas casas construídas antigamente? Sinto um cheiro de infância no ar...

E você? Como costuma usar suas sobras de corte?
_______________________________________

Quem reside em algum país da União Européia, pode conferir o incensário na Loja Lucano Mosaico no Etsy. Vai por AQUI :-)

2 comentários:

  1. Estou só começando a fazer mosaicos mais estou juntando tudo. Achei a ideia de pote cheio fazer desaparecer num trabalho colorido.

    P.S. Você sabe qual o tipo de esmeril se usa para a lapidação de pastilhas de cerâmica ou de vidro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gardel! Tudo bem?
      Puxa vida, eu não sei te indicar esmeril porque não uso. Para um corte limpo, prefiro investir numa boa ferramenta de corte. Quando há necessidade de um acabamento uso lixa comum.
      Obrigada pela sua visita e desculpe a demora para responder.
      Um abraço!

      Excluir

Olá! Tenho muito interesse em saber a sua opinião sobre esta postagem. Obrigada pela sua visita!